A origem da palavra café vem do árabe qahwa, que significa vinho. Por este motivo, quando chegou à Europa no século XIV, o café era conhecido como vinho da Arábia. Do Oriente Médio, o grão de café semeou cultura pelos quatro cantos do mundo, contribuindo para a criação da identidade de povos das mais variadas origens. Seja pela forma de preparar dos povos árabes nas casas de cafés, na França, ou pelo destaque que tem o Brasil como maior produtor mundial.
Se o café foi por muito tempo classificado como vilão e inimigo da saúde, hoje a comunidade médica já considera a planta como funcional (previne doenças diversas) e nutracêutica (nutricional e farmacêutica). Isso porque o café possui potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, além de aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares e polissacarídeos e, principalmente, grande quantidade de polifenóis antioxidantes. Por tudo isso, a bebida é considerada uma das mais saudáveis, segundo o professor Darcy Roberto Lima, Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, um médico que se dedica a pesquisar os efeitos do café na saúde humana há mais de 20 anos.
Em seus estudos, Lima constatou que o café está relacionado a um menor risco de incidência do câncer. Ele afirma que o consumo diário e moderado (três a quatro xícaras por dia) está associado à menor incidência de câncer de cólon/reto, mama e fígado, além de proteger contra as doenças de Parkinson e Alzheimer.
Mas os benefícios não param por aqui. De acordo com os relatórios do doutor Lima, pacientes asmáticos que tomam café apresentam menor incidência de crises, pois a cafeína possui um efeito broncodilatador. Se no passado cardiologistas julgavam que o café podia fazer mal ao coração, por causa da cafeína, que acelera os batimentos cardíacos, hoje já está comprovado que essa substância ajuda na prevenção do infarto do miocárdio, pois aumenta a pressão sanguínea arterial e isso é positivo à saúde.
É importante ressaltar que tudo em excesso faz mal. Cafeína em demasia pode aumentar as atividades renais e a secreção gástrica, alterando o humor e a qualidade do sono.
A preparação da bebida tem alguns segredos. Independente do tipo de café que você escolha, alguns fatores são essenciais para um bom cafezinho. A proporção ideal de preparo varia de 50 a 75 gramas de café para um litro de água. A água é fundamental para que a bebida fique boa. Há até um ditado mineiro que diz: água ruim, café ruim.
Toda a linha de biscoitos Triunfo é produzida com 0g de gordura trans na porção.